Nosso feijão com arroz.... By Blog Emagresser Sem Estresse.
Nosso feijão com arroz....
Se você deseja emagrecer de maneira eficiente e saudável sem gastar nada além das suas compras quinzenais ou mensais na feira ou supermercado, somente escolhendo os alimentos certos para por a sua mesa, esta é a hora e este é o lugar.
Saiba que, alimentar-se de forma correta é importantíssimo para que você consiga alcançar os seus objetivos. Especialistas inclusive dizem que a alimentação é mais importante que a atividade física.
É claro que a prática de exercícios físicos é muito, importante para a saúde.
Mas como praticamos atividades físicas no máximo uma vez por dia, e por outro lado precisamos nos alimentar várias vezes no mesmo período, a quem diga que, saber o que comer e quando comer é até mais importante que a prática da atividade física.
E é por isso que esse artigo é tão valioso, pois ele vai lhe explicar os benefícios de dois alimentos muito simples que por si só, já possuem muitos nutrientes, mas quando combinados formam uma dupla praticamente imbatível.
E eu estou falando do Arroz com Feijão. Sim!!! O mais famoso e possivelmente o mais simples prato da culinária brasileira, também é um dos mais saudáveis, e resiste até os dias de hoje, mesmo com a correria da vida moderna e a falta de tempo para cozinhar.
Então continue lendo para saber mais sobre….
. Arroz com Feijão a combinação perfeita.
. Comer Arroz com Feijão ajuda emagrecer.
. Arroz com Feijão ajuda a ganhar massa muscular
. Os principais tipos de Arroz e os seus benefícios.
.Os principais tipos de Feijão e os seus benefícios.
Por que o Arroz com Feijão é a combinação perfeita?
Nas mais diversas áreas é possível observar algumas duplas fazendo sucesso, a música é um caso bem comum onde se destacam principalmente as sertanejas.
O futebol é outro caso típico em que as duplas funcionam muito bem, me lembro até hoje da nossa famosa dupla de atacantes na Copa do Mundo de 94, a saber, Bebeto e Romário, os quais auxiliaram na conquista de mais um título mundial do Brasil depois de um jejum de 24 anos.
Em nossa alimentação não é muito diferente, existem alimentos que se complementam significativamente, como é o caso do Arroz com Feijão.
Mas por que esta combinação é tão espetacular?
Além de ser uma mistura apetitosa a junção destes dois componentes em uma mesma refeição possibilita ganhos enormes para a saúde.
Quimicamente falando, o arroz contêm metionina e o feijão lisina que são aminoácidos. Ou seja moléculas orgânicas formadas principalmente por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) que tem por função formar proteínas.
A incidência destes dois aminoácidos colabora para a formação de um perfil proteico raro de se observar nos vegetais contribuindo de forma primorosa para o bom funcionamento do organismo.
A complementaridade entre estes grãos é completa, pois enquanto o arroz aumenta a taxa de insulina e açúcar no sangue o feijão é responsável por manter a glicose em nível adequado.
Outra grata surpresa foi a descoberta de que esse prato tão peculiar, auxilia no combate ás cáries, segundo pesquisas realizadas por dentistas da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp).
Comer Arroz com Feijão Emagrece?
Arroz com Feijão não engorda pelo contrário ajuda a emagrecer. Existe até pesquisa. E ela foi feita na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e publicada no The American Journal of Clinical Nutrition.
Este estudo demonstrou que aqueles que incluíram na dieta essa dupla conseguiram uma redução significativa de peso.
Qual o segredo deste sucesso?
Juntos eles promovem uma saciedade de longa duração. Ou seja, quando adotamos esse prato tradicional, ficamos mais satisfeitos e ingerimos menos calorias na refeição e ao longo do dia.
Isso por duas razões: a dupla é rica em fibras e é capaz de liberar paulatinamente glicose no sangue, afastando a fome por mais tempo e evitando a produção excessiva de insulina, hormônio que favorece o estoque de gorduras e o aparecimento de doenças como o diabete.
Mas é preciso tomar alguns cuidados, o primeiro é com a quantidade, por serem alimentos nutritivos, mas também saborosos, não saia por ai comendo uma panela de Arroz com Feijão.
O recomendável é cerca de três colheres de arroz e uma concha de feijão tanto no almoço como no jantar.
Fique de olho também, ao preparo destes alimentos. Tempere preferencialmente apenas com óleo e alho, sem o uso de produtos industrializado, nem use complementos, especialmente os que costumam ser usados no feijão, como bacon, a linguiça e o toucinho.
Outra dica importante aqui é substituir o arroz branco, pelo arroz integral, pois é o mais saudável, e o mais recomendado para quem deseja emagrecer.
Comer Arroz com Feijão ajuda a ganhar massa muscular?
O número de praticantes de musculação aumentou consideravelmente, nos últimos anos, seja em virtude da consciência da importância da atividade física para a saúde, ou seja, pelo aumento da renda da população.
E um dos principais objetivos, se não o principal, dos praticantes dessa modalidade é o ganho de massa muscular.
O prato ideal de uma pessoa que deseja ganhar massa começa pelo famoso Arroz com Feijão, e como já mencionado esta é a melhor combinação nutricional que você poderá encontrar.
Estes alimentos se completam e com eles você já tem praticamente todos os principais aminoácidos contidos na carne, além é claro das proteínas, ferro, carboidratos e sais minerais.
Outra grande vantagem deste prato é que ele é fonte de energia, e auxilia e muito na recuperação muscular.
Conheça os principais tipos de Arroz e os seus benefícios:
Que tal agora conhecer os mais variados tipos de Arroz?
Arroz branco (polido): É o tipo de arroz mais consumido no Brasil, e o mais barato, porém dentre todos é o que apresenta menor quantidade de nutrientes, justamente por ser polido, ou seja, ocorre a retirada da casca no seu beneficiamento. Entretanto ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas.
Parboilizado: É considerado um arroz intermediário entre o polido e o integral. Esse grão passa por um tratamento com água quente em que os nutrientes da casca “migram” para a parte de dentro do arroz. É rico em vitaminas do complexo B que ajuda a afastar doenças cardiovasculares.
Integral: Esse tipo de arroz não passa pelo processo de polimento e por isso apresenta uma cor mais escura com grande concentração de nutrientes, principalmente fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome.
Arbóreo : Originário da Itália, absorve condimentos com facilidade, seu valor nutricional é análogo ao do arroz branco sendo rico em carboidratos e pobre em fibras.
Negro ou preto: Por aqui poucos conhecem sendo bastante popular na China. Como seu próprio nome orienta, possui coloração preta, e um sabor adocicado, mas é rico em antioxidantes e ferro por isso pode ser útil no combate a anemia.
Japonês: Sendo polido, apresenta baixo valor nutricional, em virtude desta característica e por ser originário do Japão é indicado consumir combinado com peixes. Outro fator é que contém alta concentração de amido, favorecendo o ganho de peso.
Basmati: Cultivado principalmente na Índia e no Paquistão, por aqui é encontrado somente em lojas especializadas em produtos naturais e orientais. Possui sabor bastante diferenciado por isso não é recomendável à adição de tempero durante o preparo.
Conheça os principais tipos de Feijão e os seus benefícios:
E o Feijão já conhece todas as suas variedades? Não. Então vamos a eles:
Carioquinha: É o feijão mais cultivado e consumido pela população brasileira possui um tegumento fino de alta palatibilidade e cozimento rápido. É um alimento essencial para o bom funcionamento do organismo, além de contribuir para o combate a anemia.
Preto: Geralmente é o feijão preferido para fazer uma feijoada, prato muito saboroso e bastante apreciado pela população brasileira. Se preferir a versão vegetariana substitua a carne de porco por tofu e legumes.
Este grão é realmente sensacional no que diz respeito à saúde, afinal auxilia no controle do colesterol, previne doenças da pele e ainda possui ação favorável sobre os folículos capilares evitando afecções de cólon e anemias.
Fradinho: É muito utilizado na cozinha nordestina servindo de base para o acarajé por exemplo. Possui predicados que ajudam a regular os níveis de colesterol. É conhecido também como feijão de corda.
Branco: Está sendo muito indicado para pessoas que desejam perder peso. Graças à proteína presente nesse tipo de feijão, a qual inibe o processo do carboidrato retardando ou até mesmo bloqueando a absorção dos açúcares no sangue.
Azuki: Este alimento é típico da culinária japonesa, possui sabor levemente adocicado. Dentre outras funções regula a hipertensão ajuda na formação óssea. fortalece órgãos como rins, reprodutores, bexiga e também melhora o funcionamento do intestino.
Quais doenças o Arroz com Feijão ajuda a prevenir?
As vantagens de consumir Arroz com Feijão são inúmeras. Mas talvez a principal delas esteja na prevenção de doenças.
Então vou citar algumas das enfermidades que este maravilhoso prato é capaz de prevenir:
– Por possuir alto teor de fibras previne doenças digestivas;
– Diminui o risco de doenças cardíacas;
– Auxilia no combate ao mal de Alzheimer;
– Combate a anemia, colesterol e o câncer.
Use e abuse dessa dupla imbatível!!
Matéria By Blog Emagresser sem Estresse.